Metodologia de ensino aplicada a escolas brasileiras
Tempo de escolher uma nova escola ou a primeira escola de seu filho gera sempre ansiedade e dúvidas. Qual escola escolher ou o que deve ser avaliado nessa escolha? É preciso haver uma parceria entre a Família e a Escola, a expectativa dos pais e a proposta da escola.
Metodologias de Ensino
Para isso, é importante avaliar qual das propostas está mais próxima da realidade da sua família, qual delas tem a metodologia de ensino e a forma de conhecimento em que você acredita para o desenvolvimento de seu filho.
É importante conhecer algumas das diferentes correntes de ensino adotadas pela maioria das instituições de ensino de nosso país.
Montessoriana:
Assim como Piaget, Maria Montessori elaborou uma teoria científica do desenvolvimento infantil. Ao contrário dele, seu trabalho concentrou-se na elaboração de uma proposta pedagógica.
Para Montessori, o ensino deve ser ativo. A criança desenvolve um senso de responsabilidade por seu próprio aprendizado. A pedagogia montessoriana enfatiza a concentração individual por meio da manipulação de objetos. Na sala de aula, a atenção do aluno é desviada do professor para as atividades educativas a serem cumpridas. O professor é um guia que remove obstáculos à aprendizagem e isola as dificuldades da criança.
Construtivista:
É baseado nas teorias de Jean Piaget, segundo as quais o conhecimento é construído pelo aluno e não passivamente recebido do professor ou do lugar em que vive.
Piaget acreditava no potencial da criança, no que ela traz em si enquanto herança de sua própria ação e de seu comportamento. Basicamente, o saber é sempre produzido pelo ato de construção, o qual deve sempre ser estimulado no aluno.
No construtivismo, o principal objetivo é que os seres sejam capazes de fazer coisas novas e não repetir, simplesmente, o que as outras gerações fizeram. Seres criadores, inventores e descobridores. A segunda meta é formar mentes que tenham condições de criticar e não aceitar tudo que lhes é proposto. Além disso, a teoria de Piaget defende que o professor não deve apenas ensinar, mas, acima de tudo, orientar os alunos para uma aprendizagem autônoma.
Sociointeracionista:
Nessa metodologia de ensino, o aluno participa do processo de construção do conhecimento, que se dá por meio de interações sociais.
O aluno é parte de um contexto social e deve ter iniciativa para questionar, descobrir e compreender o mundo a partir de interações que faz com o meio, sendo capaz de modificá-lo. Assim, constrói seu conhecimento de forma significativa e prazerosa.
Portanto, o aluno é agente da sua própria aprendizagem e o professor torna-se mediador desse processo.
Tradicional:
A linha tradicional tem por objetivo principal a formação do aluno por meio da bagagem de informação adquirida e do domínio do conteúdo, sem lugar para atuar, agir e reagir. Não existem atividades práticas que permitem ao aluno construir seu conhecimento. O professor é o transmissor do conhecimento e das informações, as aulas geralmente são expositivas, teóricas e há exercícios para memorização.
A escolha da escola de seu filho deve ser criteriosa e bem definida para que seja um lugar agradável e prazeroso para ele. Por isso, analise sua metodologia de ensino, assim como espaço físico, tratamento, qualidade.
Saiba também como é o sistema de ensino J. PIAGET e como seus objetos educacionais ajudam crianças e adolescentes no processo de aprendizagem.